Conseqüências no além-mar

O que aconteceu a Portugal com a vinda da Família Real para o Brasil?

Com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, Portugal passou a ser governado por um general inglês: Strangford. Vale ressaltar que as tropas de Napoleão não chegaram a invadir Lisboa no período que ocorreu a fuga, pois, os portugueses lutaram e não permitiram que isso acontecesse.
Em agosto de 1820, os revoltados, importantes comerciantes da cidade do Porto iniciaram um movimento popular que ficou conhecido como a Revolução Liberal do Porto. Almejavam com isso o retorno da Família Real. Por não aceitavam ser governados e receber ordens vindas do Brasil e transmitidas por estrangeiros, por isso exigiam o retorno de D. João para Portugal. Ameaçando destroná-lo caso isso não acontecesse. 
No Brasil também estava ocorrendo vários movimentos  e revoluções e por isso o imperador não conseguia governar direito, coagido por ambos os lados por motivos diferentes, em 26 de abril de 1821, D. João toma a decisão de retornar para Portugal, deixando o seu filho D. Pedro, como regente do Brasil.
D. Pedro tinha apenas 06 anos de idade, e foi deixado aos cuidados de sua esposa, já a administração com um tutor que iria governar até ele atingir a maior idade. Todavia antes de ir, D. João VI procurou resguardar a sua família com o governo do rico e imenso território brasileiro.